Bem Vindo

Este Blog é sobre a carreira acadêmica de Gustavo Emygdio Halfen. Aqui serão postados seus trabalhos científicos, como: resumos em congressos, apresentações de trabalhos em congressos, artigos publicados em revista, etc.
Gustavo é estudante de Ciências Biológicas com ênfase em biotecnologia na Universidade do Itajaí, na cidade do Itajaí, esse curso é considerado pelo Guia do Estudante a melhor faculdade privada de Ciências Naturais do Brasil.
Após entrar no curso, Gustavo fez estágio no laboratório de Fitopatologia da Estação Experimental de Itajaí da Epagri (http://www.epagri.rct-sc.br/) no período de um ano e seis meses. Após isto, foi convidado a integrar no projeto " Caracterização Molecular de familias de Pyricularia grisea (Cooke) Sacc", como bolsista do CNPq. Em ambas as atividades desenvolveu pesquisas tanto na área de cultivo de P. grisea, quanto na área de marcadores moleculares para essa espécie. Após o termino do projeto, iniciou um projeto na área de piscultura visando a caracterização molecular de plantéis de Oreochromis niloticus (tilápia do Nilo), visando o levantamento da variabilidade genética, com vista ao melhoramento genético assistido por marcadores moleculares. O trabalho foi desenvolvido na E.E.I. da Epagri, por Gustavo, seu orientador Prof. Dr. Fernando Tcacenco e pelo Eng Agr. Henrique Appel e fez parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que foi apresentado no mês de junho de 2009, e está em processo de editoração para ser publicado na Revista Biociências.
No início de 2010, Gustavo ingressou no Programa de Pós-Graduação em Processo Biotecnológicos na Universidade Federal do Paraná (UFPR) como mestrando, sob orientação do Prof. Doutor Carlos Soccol, desenvolvendo um trabalho intitulado "Produção de esporos de fungos nematófagos por fermentação em estado sólido utilizando materiais agrícolas" o qual defenderá em março de 2012.

Para Visualizar seu Currículo Lattes clique aqui

Email para contato: gugahalfen@yahoo.com.br

domingo, 23 de novembro de 2008

CRESCIMENTO, ESPORULAÇÃO E ESTABILIDADE GENÉTICA EM PYRICULARIA GRISEA IN VITRO

Crescimento, esporulação e estabilidade genética de Pyricularia grisea in vitro, trata do resultado de estágio de um ano de seis meses no Laboratório de Fitopatologia da Estação Experimental de Itajaí. É um trabalho que aborda a respeito do modo de cultivo do fungo Pyricularia grisea, bem como suas variantes fisiológicas e genéticas. Foi o primeiro trabalho publicado por Gustavo no ramo científico, é um resumo expandido publicado no V Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, em agosto de 2007.

HALFEN, G E, NICOLETTI, M E, TCACENCO, F A, SCOZ, L B, SILVA, C M da. Crescimento, esporulação e estabilidade genética de Pyricularia grisea in vitro In: Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 5., 2007, Pelotas, RS. Anais do V Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado; XXVII Reunião da Cultura do Arroz Irrigado. Arroz Irrigado: avaliando o presente, pensando o futuro.. Pelotas, RS: Embrapa Clima Temperado, 2007. v.2. p.708 - 710

segue abaixo o link para baixar o arquivo:
clique aqui

dúvidas: gugahalfen@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu Guga. Os trabalhos estão bem elaborados e de fácil entendimento, para quem é da área, claro!
Ricardo Pilar